Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Toscana, começando por Florença – parte II

Continuando o "roteiro" que fizemos em Florença... O último dia que tivemos na cidade foi destinado à catedral, com suas adjacências, e ao Palazzo Vecchio. Começamos o dia visitando a praça onde estacionamos, a Piazzale Michelangelo, como falei lá no outro post. Aí tem uma segunda réplica da escultura de Davi – o terceiro Davi que vimos em Florença. Me falaram que existem quatro, mas o 4o não conseguimos encontrar. Independente de querer estacionar lá ou não, não deixem de ir nessa praça! É um dos locais com a vista mais interessante da cidade. É uma ótima pedida para quem não anima subir das torres – da igreja ou palácios.
















Eu nem tava fingindo que sou japonesa. Eu hein!


Esse Davi é de bronze!






Saindo da praça, a primeira coisa que fizemos foi subir na torre do Palácio Velho. Não compramos ingresso antes, mas não havia fila. Foi uma subida bem tranquila de 220 degraus.






Demos uma passeada no museu e rumamos para a famosa Cattedrale di Santa Maria del Fiori, o Duomo de Florença. Tanto a fila para subir na cúpula quanto para entrar na igreja são imensas, mesmo estando com o ingresso comprado antecipadamente, você tem que esperar na fila.




Para vocês terem uma ideia, aquele cisco de braço aberto na frente da porta é meu pai. A porta é monstruosa e maravilhosa!






A catedral toda em mármore branco, verde e rosa é irresistivelmente linda! Mas ela é mais bonita por fora que por dentro, pelo que pudemos ver do alto (já explico porque do alto).




Decidimos, erroneamente, ir na cúpula primeiro. Assim como em vários outros locais, a entrada é liberada em levas, então a fila anda muito devagar. Aproveitamos a fila para visitar o Battistero di San Giovanni. Pelo que entendi, os mosaicos que “ilustram” o bastitério incluem cenas do “Inferno” da Divina Comedia de Alighieri. Nós nos revezamos na fila, já que a visita ao batistério é bem rápida. Eu aconselho subir, pois além de você ficar pertinho dos mosaicos do teto da catedral e ter uma vista da igreja de cima, a vista da cidade quando chegamos ao topo é imperdível. Aqui a subida é um pouco mais puxada, em torno de 400 degraus e as únicas paradas para respirar são umas janelinhas. Dá pra cansar um bocadinho.










Meus gatões!


Descemos e fomos entrar na igreja. Eis que descobrimos que, mesmo no auge do verão, a catedral fecha 16h55! Não acreditei nisso quando vi. Acabou que a vimos por dentro só de cima. Fiquem atentos com o horário que fecha cada atração para não dar bobeira como nós. Geralmente a gente confere essas coisas, mas estava cedo e não imaginamos jamais que ela iria fechar esse horário!

Como a catedral estava fechada, partimos direto para o campanário. Mais uns 400 degraus. Minha mãe não queria encarar outra subida tão direto não, mas como nesse caso tem “andares” para dar uma paradinha e respirar, ela animou e acabou sendo tranquilo. O topo do campanário não é tão interessante quanto o da cúpula, então caso tenha que escolher um, sugiro a cúpula. Caso o ânimo permita ir nos dois, vocês vão ver o domo de pertinho/do alto. Bem legal!




Dá até pra ver a galera passeando lá no topo do Duomo!


O último passeio do dia foi a Piazza di Santa Croce. A praça em si estava bem mal cuidada e com obras, então não gostamos tanto, mas a igreja é linda. Vendo de longe parece um painel pintado e que vai cair se encostarmos!




Até combina com a catedral, em branco, verde e rosa. Linda!


Acabou que não conseguimos visitar o museu mais importante de Florença, o Palazzo degli Uffizzi. Tentamos ir lá duas vezes, mas da primeira vez estava fechado. Na segunda vez, ficaríamos quase duas horas na fila e tínhamos que pegar estrada para ir para Roma, aí desistimos – eles liberam a entrada de 40 pessoas a cada 15 minutos, pelo tamanho que a fila estava, pudemos calcular mais ou menos quanto tempo mofaríamos lá. Sejam espertos e comprem o ingresso antecipadamente ou procurem saber a respeito do Firenze Card, ambos te permitem entrar sem ficar na fila.

Como eu disse, sempre fica coisa faltando para se fazer na cidade! Ficou para uma próxima (?) visita!

O que acharam de Florença?! Pretendem visitar? Já visitaram? Têm dicas? Escrevam aí!

Até a próxima! =)

6 comentários:

  1. Uau! Os degraus! Me lembrava de um versículo da Bíblia que diz:O Senhor , o Criador, faz forte ao cansado e multiplica as forças..........os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águia( como humanos simbolicamente nossas asas, nossos pés).Isaías 40- 28 a 31. Resultado: você já contou.Que bom lembrar! As fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, as escadas desse dia deixaram a perna doce! Mas dps deu pra descansar na viagem! hehehehe

      Excluir
  2. Eu amei Florença, mas foi um amor daqueles devastadores e rapidíssimos, porque só passaríamos uma tarde lá e, pra completar... Toninho teve febre altíssima de garganta e ficamos três horas dentro de um hospital esperando ele ser atendido. Resultado: desistimos, ele foi "receitado" por um rapaz que tomava conta do balcão (juro!) e eu não vi praticamente nada. ma sgraças a Deus conseguimos visitar a galeria onde está o Davi original - e outras esculturas muuuito lindas, várias inacabadas. Com cereteza, pretendo voltar com calma para passar pelo menos dois dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Davi é muito amor né tia Simone?? Também sou apaixonada pela escultura!!! E que saga essa sua com o Toninho hein?? Cruzes! Eu tive uma dor de garganta violenta aqui tbm quando cheguei, saindo do verãozão aí e chegando no inverno com chuva aqui. Foi tenso! Mas ainda bem que vcs conseguiram ver alguma coisa! E sempre dá pra voltar! hehehehe

      Excluir
  3. Eu amei ver seus pais nas fotos, fiquei muito feliz com a viagem deles!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noh, e eles aproveitaram viu? Aos poucos vou colocando aqui no blog o tanto de lugar q deu pra eles visitarem!

      Excluir